O Concurso de Declamação de Poemas de Timbó está de volta e com inscrições abertas para a sua 12ª edição. O concurso é uma realização da Fundação de Cultura e Turismo, através do Museu Casa do Poeta Lindolf Bell, com apoio da Secretaria de Educação, Biblioteca Pública Municipal Professor Péricles Prade.

Toda a comunidade timboense pode se inscrever até o dia 31 de maio, na categoria Comunidade Geral. Os interessados devem entrar em contato com o Museu Casa do Poeta Lindolf Bell, pelo telefone (47) 3380 7628 ou no e-mail: [email protected], e solicitar o regulamento do 12º Concurso de Declamação de Poemas.

A entrega da ficha de inscrição e demais documentos solicitados no Regulamento acontece nos dias 01 e 02 de junho, no Museu Casa do Poeta Lindolf Bell. O endereço é Rua Quintino Bocaiúva, 902, esquina com a Rua Botuverá, durante os seguintes horários: 8h30 às 11h15 e 13h30 às 17h15.

Saiba mais sobre o Concurso:

Primeira etapa

A Primeira Etapa do concurso, intitulada Seleção, acontecerá no dia 06 de julho, a partir das 14h, no Museu da Música, localizado na Rua Edmundo Bell, nº 01, Bairro Dona Clara.

Etapa final

Da primeira etapa sairão cinco candidatos que vão participar da etapa final do concurso que acontece durante a Feira do Livro de Timbó. Será na Noite Bell, no dia 17 de agosto, às 19h15, no Centro Integrado de Cultura (CIC), localizado na Rua 7 de setembro, 414, anexo à Fundação de Cultura e Turismo de Timbó.

Dos cinco finalistas, os três primeiros colocados receberão o seguinte prêmio:

1º lugar: R$ 220 em obras literárias a serem escolhidas e retiradas pelos vencedores nos estandes da Feira do Livro, no dia 20 de agosto de 2022, das 10h às 17h.

2º lugar: R$ 200 em obras literárias a serem escolhidas e retiradas pelos vencedores nos estandes da Feira do Livro, no dia 20 de agosto de 2022, das 10h às 17h.

3º lugar: R$180 em obras literárias a serem escolhidas e retiradas pelos vencedores nos estandes da Feira do Livro, no dia 20 de agosto de 2022, das 10h às 17h.

Comissão Julgadora

A colaboradora da Casa do Poeta, Joelma Paula de Souza Dalpiaz, explica que as declamações passarão por uma Comissão Julgadora. “A Comissão Julgadora é composta por pessoas que são indicadas pela organização do concurso e os critérios para avaliação serão: fidedignidade; compreensão e interpretação; postura cênica e dicção. Emitindo pontos de 0 a 10 em cada quesito”. Saiba mais sobre cada um dos quesitos abaixo:

1. Fidedignidade e identificação do poema: indicar o nome do autor e o título do poema antes de iniciar a declamação. Será descontado meio ponto (0,5) por desvio do poema original.
  2. Compreensão e interpretação: a interpretação do poema deve respeitar os significados dos versos, a pronúncia das palavras, e a pontuação. Nesse critério, também se avalia o uso da voz quanto à entonação necessária para dramatizar o poema de forma coerente aos sentidos trabalhados pelo poeta.
  3. Postura cênica e dicção: a gesticulação deve acompanhar a recitação. Os gestos não devem ser muitos, nem exagerados, devendo ser coerentes à interpretação e compreensão do poema. O olhar e as expressões faciais do declamador também correspondem a uma postura cênica, e podem ser utilizados como expressividade na declamação. Evitar apresentar com neutralidade passagens do poema que possuem valor expressivo no texto, assim como evitar dramatizar passagens mais neutras.

Assessora: Raquel Piske/Ascom PMT

Arte: Ascom PMT