Nesta semana, o Procon Timbó realizou uma pesquisa de preço e fiscalização nos postos de combustíveis, referente à gasolina comum e aditivada. O preço médio constatado no município, após as reduções de ICMS (que em SC foi de 25% para 17%), é de R$ 5,97 para a gasolina comum e R$ 6,04 para a gasolina aditivada.

Entre 20 de junho e 12 de julho foram feitas quatro pesquisas de preços. Desde o dia 20 de junho, quando o preço médio da gasolina comum era R$ 7,13 e da aditivada R$ 7,22, houve a redução média das gasolinas de 16,3% (aproximadamente R$ -1,17).

“Foi realizado também um cálculo superficial de margem de lucro sobre o litro de gasolina, que está na média de 17%. Média essa que vem se mantendo nos últimos meses, com pequenas variações entre 13 e 18%, o que demonstra que os postos revendedores não estão realizando qualquer irregularidade nos preços, a priori”, explica o coordenador do Procon Timbó, Osvaldo Brodwolf.

Osvaldo aponta ainda que, em relação ao Decreto Federal 11.121/2022, sobre a divulgação dos preços, dos dez postos foi constatado que seis não estavam em conformidade com o Decreto. Estes foram devidamente advertidos e orientados e prontamente confeccionaram o informativo. Portanto, todos estão em conformidade atualmente.

Assessora: Raquel Piske/Ascom PMT

Arte: Ascom PMT