Foto: Andressa Anholete

Pelo segundo ano consecutivo (2021 e 2022) o município de Timbó levou o título principal da etapa nacional do “Prêmio Band Cidades Excelentes”. O prêmio é uma iniciativa do Grupo Bandeirantes e do Instituto Aquila que reconhece as melhores gestões públicas do país em 2022. Ele conta ainda com a auditoria externa feita pela empresa BDO Brazil.

Timbó obteve as melhores médias em todos os pilares, entre os municípios com população entre 30 e 100 mil habitantes, por isso levou o troféu principal IGMA – Índice de Gestão Municipal Aquila na categoria geral. O município também ganhou outro troféu na categoria Desenvolvimento Socioeconômico e Ordem Pública.

O prefeito de Timbó, Jorge Kruger, esteve presente no evento de premiação, que aconteceu na noite de ontem, quarta-feira (30), no Centro Cultural Banco do Brasil, em Brasília (DF).

Segundo o prefeito, apesar de todas as dificuldades enfrentadas, o município possui uma população batalhadora e empresários aguerridos. Ele também parabenizou os servidores públicos municipais pelo comprometimento com o serviço público.

“Agradeço a todos que fazem parte dessa conquista. Enquanto poder público, estaremos sempre à disposição da nossa comunidade. Timbó, nossa Pérola do Vale, este prêmio é de todos vocês”, disse Jorge Kruger após receber os dois troféus.

O Prêmio Band Cidades Excelentes é considerado o “Oscar” da gestão pública municipal. O IGMA leva em conta 62 indicadores sociais, numa disputa que envolve os 5.570 municípios brasileiros. Os indicadores são construídos a partir de seis pilares: Governança, Eficiência Fiscal e Transparência; Educação; Saúde e Bem-Estar; Infraestrutura e Mobilidade Urbana; Desenvolvimento Socioeconômico e Ordem Pública, e o novo pilar Sustentabilidade incluído este ano.

O prêmio tem o objetivo de transformar a realidade dos municípios brasileiros e melhorar os serviços prestados aos cidadãos, além de reconhecer e valorizar boas práticas de gestão. “Permite ao gestor público ter foco e escolher o melhor caminho para produzir os melhores investimentos em suas cidades. Garantir para novas gerações uma cidade sustentável”, explicou Raimundo Godoy, presidente do Instituto Aquila, durante o evento.

“O Aquila conseguiu captar todos os indicadores econômicos e sociais de todas as cidades brasileiras. O Presidente da República e o Congresso passam a saber exatamente onde estão as virtudes daquela cidade, onde ela está mais fraca, onde ela está mais forte. Portanto, você começa balizar os investimentos, você começa dali a fazer o seu orçamento e você sabe exatamente onde estão as prioridades”, disse o presidente do Grupo Bandeirantes de Comunicação, João Carlos Saad.

Assessor: Sócrates Prado/Ascom PMT

Foto: Reprodução TV Bandeirantes e Andressa Anholete/Band