O quarto e último episódio do podcast “Letras Catarinenses” já está disponível nas principais plataformas de streaming, clique aqui para ouvir no Spotify.

Dividida em quatro episódios, a série de podcast do Museu Casa do Poeta Lindolf Bell abordou a história e a literatura de quatro decisivos autores de uma mesma geração: Lindolf Bell, Péricles Prade, Osmar Pisani e Rodrigo de Haro.

O podcast foi desenvolvido pelos profissionais que atuam no museu, Miguel Rodriguez e Joelma Dalpiaz, em conjunto com alunos e professores do 1º ano do Ensino Médio da E.E.B. Prof. Júlio Scheidemantel, com recursos do Prêmio Darcy Ribeiro, obtidos através do edital 080/2021 do IBRAM (Instituto Brasileiro de Museus).

Além da gravação dos episódios, a ação educativa ainda envolveu os estudantes num curso de formação sobre a “Poesia do Grupo dos Quatro” e produção de roteiro. No dia 07 de dezembro, foi realizada a cerimônia de encerramento do projeto, junto aos alunos, no auditório da Escola Básica Prof. Júlio Scheidemantel. Os profissionais da Casa entregaram os certificados de participação na ação educativa e fizeram uma avaliação conjunta com alunos, professores e gestão escolar.

De acordo com os coordenadores, Miguel e Joelma, os objetivos da ação foram alcançados, já que, efetivamente, se pôde estimular o estudo da poesia e a valorização da literatura catarinense, ao mesmo tempo em que se incentivou o protagonismo juvenil dos alunos, sobretudo pela sua participação na elaboração dos roteiros e na gravação dos episódios.

“Para a realização da etapa de pesquisa e formação com os alunos foi fundamental o acesso à coleção de livros doados à Casa do Poeta pelo amigo de Lindolf Bell, o jornalista e também poeta Rubens Jardim. Rubens doou parte significativa de sua biblioteca pessoal, composta por um acervo riquíssimo sobre a poesia brasileira contemporânea”, agradece Miguel Rodriguez.

“Outras fundamentais contribuições que o projeto recebeu vieram da filha do poeta Lindolf Bell, Rafaela Hering Bell, e do próprio Péricles Prade. Rafaela esteve presente em uma das tardes de formação, que aconteceram na varanda da Casa do Poeta, brindando os alunos com uma fala cheia de entusiasmo e muito rica em informações sobre o pai. Por sua vez, o escritor Péricles Prade concedeu entrevista, no mês de maio, apresentando detalhes sobre a história de convívio dos quatro poetas que foram tema da série”, complementa.

Assessora: Raquel Piske/Ascom PMT

Arte: Ascom PMT

Fotos: Divulgação Casa do Poeta e Raquel Piske/Ascom PMT

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here