Na manhã desta terça-feira, dia 24 de janeiro, foi apresentado de forma oficial o nome do CIC de Timbó, que passa a se chamar Centro Integrado de Cultura Ingo Germer, uma homenagem ao saudoso ex-prefeito.

Familiares de Ingo Germer participaram da homenagem, que aconteceu em frente ao CIC. Estiveram presentes também vários secretários municipais e o prefeito Jorge Kruger. “Sua dedicação e empenho para o crescimento cultural do município foram fundamentais. Nada mais justo que deixar registrado o seu legado, neste local histórico e importante para Timbó”, disse o prefeito Jorge Krüger, durante a cerimônia.

O genro de Ingo Germer, Dr. Antônio Jurandir Girardi falou em nome da família. Agradeceu a homenagem e o empenho da administração do prefeito Jorge Kruger em entregar o prédio. Doutor Antônio, visivelmente emocionado, lembrou de algumas histórias de Ingo Germer quando era prefeito. O descerramento do nome foi mais um momento de emoção, principalmente da filha de Ingo Germer, Aenne Edda Germer Girardi, esposa do Dr. Antônio. A filha Britta Cosima Emily Germer também agradeceu a homenagem da administração municipal ao pai.

Ingo Germer (1922-2015) foi prefeito entre 1982 e 1988. Durante sua gestão implementou creches domiciliares e padrão, concluiu a sede do INSS, criou os primeiros postos de saúde, pavimentou a Rua Blumenau, construiu a Ponte da Rua Indaial e edificou o Turístico Jardim do Imigrante.

Mas além de tudo isso, muitas de suas contribuições estão ligadas ao desenvolvimento cultural do município: reativou a Banda Municipal João Müller, apoiou grupos culturais, contratou o primeiro gestor de cultura da cidade, professores de música, adquiriu instrumentos musicais e equipamentos cinematográficos (destinados ao extinto Cine Mogk, colocando o cinema à disposição da comunidade), criou o Grupo Folclórico Os Cinquentões, entre tantas outras ações.

O Projeto de Lei Ordinária nº 0082/2022, que institui o nome Centro Integrado de Cultura Ingo Germer foi assinado pelo prefeito Jorge Kruger em novembro passado, mês de inauguração do CIC e do Teatro Municipal. A obra, que estava parada há cerca de 14 anos, foi totalmente finalizada pelo atual governo com recursos próprios. “Quem ganha é a classe artística e cultural timboense, a nossa comunidade e o nosso Turismo”, destacou o prefeito.

Veja como ficou o texto na Lei: Art. 1º Fica denominada como CENTRO INTEGRADO DE CULTURA INGO GERMER a edificação conhecida como “Cine Teatro Municipal”, localizada no imóvel público situado na Rua Sete de Setembro, nº 414, Centro, Timbó/SC, matriculado sob o nº 1244, livro nº 2, do 1º Ofício do Registro de Imóveis da Comarca de Timbó.

Assessores: Raquel Piske/Sócrates Prado/Ascom PMT

Fotos: Raquel Piske/Ascom PMT