Público lota as duas noites do 1º Seminário sobre Autismo de Timbó

Nas duas noites (dias 26 e 27) do 1º Seminário de Conscientização sobre o Autismo de Timbó, com o tema “Para cuidar e educar é preciso conhecer”, o Teatro Da Vinci, na Uniasselvi, em Indaial esteve lotado. Estiveram presentes autoridades, professores, profissionais da saúde e um público de diversas regiões do Estado e até de fora, que lotou todas as cadeiras.

Na noite de abertura, dia 26, o Prefeito de Timbó, Jorge Kruger disse no seu discurso que o Seminário é importante porque vai ajudar a avançar ainda mais na inclusão “e nas atenções que devem ser direcionadas para um seleto público, muitas vezes não compreendido”. Ele destacou ainda que a inclusão escolar é mais uma de suas bandeiras a defender, numa cidade que, segundo ele, deve ser “para todos”.

Mais uma série de palestras fechou as duas noites.  O evento foi uma realização da Prefeitura de Timbó, através da Secretaria Municipal de Educação e contou também com o apoio da Uniasselvi, de profissionais da saúde e de pais de autistas.

O secretário Municipal de Educação de Timbó, Alfroh Postai, também destacou a importância do Seminário. Disse que está satisfeito com o resultado do evento e que vai buscar promovê-lo outros anos. Disse ainda que as atividades na educação devem ser amplificadas para todo o corpo discente. “Este seminário vem ao encontro do que temos como proposta para a nossa educação municipal, ou seja, a inclusão escolar, o aperfeiçoamento de nossos professores e a proximidade entre família e escola”.

O 1º Seminário de Conscientização sobre o Autismo de Timbó discutiu de forma ampla os aspectos desafiadores que envolvem o diagnóstico precoce do autismo. As palestras abordaram temas variados como os tratamentos eficazes e o que realmente está estabelecido do ponto de vista terapêutico, além do desafio da inclusão escolar.