Alunos da Escola Municipal São Roque interagem em casa com trabalho escolar

Após terem trabalho o tema “Por que plantar uma árvore?”, em sala de aula, alunos do ensino fundamental e da pré-escola Comecinho de Vida, da Escola Municipal São Roque, aproveitaram o dia 21 de setembro – Dia da Árvore, para incentivar o plantio. Foram distribuídas mudas para que eles levassem e plantassem em casa com a ajuda dos pais.

Segundo a diretora da Escola, Vania Regina Lenzi Zoboli, a intenção da ação não foi celebrar somente a data, mas também sensibilizar a comunidade escolar para a importância da preservação das árvores, do equilíbrio ambiental e ecológico, bem como pela própria qualidade de vida das pessoas, visando o futuro das próximas gerações. “Neste trabalho, desenvolvido pelos professores com os alunos, reafirmamos a importância da fundamentação teórico-prática durante o ano letivo, com vários projetos pedagógicos e a realização de viagens de estudo, onde exploramos diversas questões”.

Vânia disse também que promover a conscientização ambiental por meio de estudos, através de projetos e trabalho em grupos ou individuais, faz parte do cotidiano escolar, imprescindíveis na educação. “Cada ser vivo tem seu lugar na natureza e realiza muitas tarefas. As árvores são muito importantes tanto para nossas vidas como para o equilíbrio da natureza. A árvore é um grande símbolo e é uma das mais importantes riquezas naturais que possuímos. Por isso procuramos destacar esse momento, como tantos outros, ao longo do ano letivo”.

A diretora frisou ainda que o plantio das árvores realizadas pelos alunos em casa foi bem aceita pela comunidade escolar, que viu nesta tarefa a possibilidade de uma interação maior entre famílias e alunos, por meio de didáticas realizadas na escola. A ação com os alunos teve a parceria com o departamento de agricultura da Prefeitura de Timbó.