Alunos da Escola Municipal São Roque participam do PROERD no quartel da PM de Timbó

Durante a manhã da última sexta-feira, dia 26, os alunos do 5º ano da Escola Municipal São Roque visitaram o quartel da Polícia Milita de Timbó, como parte do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência – PROERD.

Na ocasião, tiveram contato direto com o ambiente de trabalho dos policiais militares, conheceram todo o prédio, sua estrutura e aprenderam mais sobre as atividades desenvolvidas no quartel. No decorrer da visita à instituição, os alunos puderam perceber que a polícia é feita de pessoas, cidadãos de bem e preocupados com a segurança da cidade e das pessoas.

Mas como essas oportunidades são raras, os policiais e estagiários aproveitaram e foram além de simplesmente receber os alunos. Realizaram uma breve instrução no manuseio das câmeras, instaladas em pontos estratégicos da cidade e falaram o quanto elas já ajudaram na resolução e prevenção de crimes.

Entre as orientações foram abordados a importância dos comportamentos vulneráveis, verificados em setores como o de inteligência da PM, os trabalhos preventivos, o espaço para condicionamento físico, artes marciais e defesa pessoal (como uma minioficina).

Houveram ainda momentos de brincadeiras como gritos de guerra do Proerd. Os alunos conheceram as viaturas, alguns equipamentos e a importância de observar as regras de bom convívio, e assumir responsabilidades para assim continuar sendo reconhecidos como sendo um bom cidadão.

Além disso os alunos conhecerem um pouco mais dos equipamentos como airsoft, paintbool, escudos, capacetes, rádios comunicadores, coletes, protetores balísticos (momento este que o cabo Ramos e soldado Thiago palestraram sobre a importância dos equipamentos não letais e abordaram a tensão vivida nos serviços diários de rua e atendimento de ocorrência e ao público), e a necessidade do uso correto dos equipamentos diante dos momentos tensos ligados à integridade das pessoas, ora vítimas, ora autoras de crimes.

O soldado Renato Bridi anunciou a chegada do mascote, o PROERD-Leão, momento em que os alunos puderam também conhecer melhor o policial Bridi, pois ele é o mais jovem dos policiais, ex-aluno do PROERD em Timbó. Ele relatou que decidiu seguir sua vida fazendo boas escolhas, mantendo-se longe das drogas e violência para um futuro mais seguro, saudável e responsável.

Enquanto os alunos recebiam instruções, as professoras Vivian De Tofol Hansen, Angélica Abdalla e Rúbia Luiza Adam Girardi encarregavam-se em deixar a marca da escola no ambiente de trabalho dos policiais. Toda a sala de trabalhos preventivos da PM foi decorada com cartazes, mensagens de paz, amor, carinho e dedicação, elaborados pelos alunos e professores.

No final da visita, os policiais agradeceram a todos os alunos da Escola Municipal São Roque, seus professores e à diretiva escolar, na pessoa da diretora Vânia Regina Lenzi Zoboli. Disseram que a visita inédita dos alunos traz renovação à corporação, por sentir o carinho e a atenção dos alunos com as novidades apresentadas.

A Diretora Vânia enalteceu o trabalho dos policiais e a atenção dada aos alunos e a todo o corpo docente. “Em nome de toda a direção da escola, dos alunos e dos professores eu agradeço ao comandante, capitão Pablo David Henden e a toda corporação por nos receber de forma tão cordial. Certamente o que os alunos viram e aprenderam neste dia poderá mudar o pensamento e a vida deles, tornando-os cidadãos mais comprometidos com o próximo e com o país”.

Estiveram envolvidos com a vista dos alunos os policiais: sargentos Luiz Otávio Gonçalves, Thiago Muraro, Roberto Melere (mascote leão do Proerd), cabos Jonatas Ramos da Rosa e Adriano José Butzke Quintana, soldados Thiago Faggiani, Aline Fausto, Renato Bridi e Mauricio Fogaça (Proerd), a estagiária Juliana Taís Raduenz e a zeladora Roseli Steuck.