Na última quinta e sexta-feira, dia 13 e 14 de julho, aconteceu uma programação especial voltada para os professores da rede municipal de ensino, com o 2º Simpósio de Educação Básica e o 3º Techday.

O evento, promovido pela Secretaria Municipal de Educação (SEMED), trouxe inovação e aperfeiçoamento para os cerca de 400 profissionais das Escolas e UPEs que participaram das atividades, na Escola Municipal Padre Martinho Stein.

2º Simpósio

Na quinta-feira, dia 13 de julho, aconteceu o 2º Simpósio de Educação Básica de Timbó, na Escola Municipal Padre Martinho Stein. Com o tema “Compartilhando práticas”, o simpósio promoveu discussões sobre os movimentos educacionais na cidade a partir da experiência em diferentes educandários, através de comunicações orais, mesas redondas e curtas-metragens, desde a Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio, Educação Profissional, Ensino Superior até a Educação não-formal.

3º Techday

Já nessa sexta-feira, dia 14, como o nome Techday já entrega, foi um dia de tecnologia. Esta foi a terceira edição do evento, que iniciou em 2021, com o lançamento da parceria pioneira entre a Prefeitura de Timbó e o Google for Education, com a aquisição de chromebooks para alunos e professores e telas de touchscreen para todas as unidades escolares do pré ao ensino fundamental.

Os profissionais de educação puderam interagir com as novidades no campo da tecnologia educacional. Diversas empresas e instituições parceiras promoveram oficinas no evento, entre elas: Atto, Playmove, Betha, Pruvo, Robogarden, FURB, Drone Kids, Secretaria de Educação de Sombrio, Ecossistema de Inovação, Altbit e Taw.

Além disso, diversos profissionais da rede municipal de ensino apresentaram seus TechTalks, mostrando como têm aplicado a tecnologia em suas aulas.

O secretário de Educação, Alfroh Postai, lembra que os estudantes estão cada vez mais inseridos num cenário tecnológico. “Nós temos usado as ferramentas tecnológicas e a internet a nosso favor. Os educadores têm criado ambientes de ensino mais dinâmicos, com aulas multimídia, plataformas de aprendizagem personalizada e colaborativa. Essa integração equilibrada entre o uso da tecnologia e as metodologias tradicionais pode potencializar o processo educacional, preparando os alunos para os desafios do mundo moderno”.

Assessora: Raquel Piske/Ascom PMT

Fotos: Raquel Piske/Ascom PMT