A Prefeitura de Timbó, através da Secretaria Municipal de Educação, informa que estão abertas as inscrições para Processo de Qualificação para o exercício do cargo de Diretor Escolar e funções de Auxiliar de Direção e Coordenador Pedagógico das Escolas Municipais.

Este processo de qualificação é regulamentado a partir do Decreto Municipal nº 6588, de 07 de outubro de 2022, que, por sua vez, é regido por legislação federal que prevê a gestão democrática do ensino público.

O objetivo deste processo é escolher a próxima gestão das seis escolas municipais de Timbó, de 2024 até 2027. Então, equipes (Diretor Escolar, Auxiliar de Direção e Coordenador Pedagógico) interessadas podem se inscrever até 03 de agosto. Seguindo todas as orientações do Edital completo, que está disponível aqui.

Entre alguns dos pré-requisitos é estar trabalhando há um ano, no mínimo, na Escola que pretende inscrever-se para participar do processo de qualificação.

As equipes inscritas passarão pelo curso ‘Escola de Gestores’. A partir disso, elas deverão elaborar um Plano de Gestão/Ação Escolar. Este plano passará por uma banca técnica, que irá homologar os projetos viáveis.

O próximo passo é a aprovação, ou não, destes planos de Gestão pela comunidade escolar no mês de outubro. Vale destacar que não é uma eleição. Cada Escola pode ter mais de um Plano aprovado pela comunidade, inclusive, todos podem ser aprovados.

O objetivo é que as famílias participem deste momento, validando os planos de ação para os próximos anos. Os projetos aprovados pela comunidade seguirão para escolha final pelo prefeito Jorge Krüger.

O resultado oficial será divulgado dia 17 de novembro. A cerimônia de nomeação acontece dia 24 de novembro, no Centro Integrado de Cultura Ingo Germer.

Assessora: Raquel Piske/Ascom PMT

Arte: Ascom PMT