Nesta segunda-feira, dia 25 de março, o Simplifica Timbó completa três anos desde que foi entregue à comunidade timboense. Desde a abertura ao público foram 345.952 serviços prestados.

O Simplifica Timbó conta com mais de 640 serviços disponíveis, para o cidadão timboense e moradores de municípios da região, centralizado em um só lugar. No local atendem 34 diferentes setores, entre os órgãos municipais, estaduais e federais.

Desde 2021 foram 261.261 senhas emitidas. “São números que, quando comparados aos números de serviços atendidos, hoje totaliza 345.952 solicitações de serviço, mostra que, de fato, é um espaço que simplifica a vida do cidadão. Comprovamos essa relação quando analisamos os números e vivenciamos o dia a dia do projeto. O cidadão resolve várias demandas em um mesmo local, de uma só vez, economizando seu tempo e deslocamento”, aponta o Diretor do Projeto Simplifica Timbó, Murilo Grisolia.

Diariamente, são cerca de 343 senhas emitidas e 455 serviços solicitados. É considerar a agilidade como sinônimo de Simplifica Timbó, já que mais da metade dos atendimentos acontecem em menos de cinco minutos.

O espaço amplo e moderno do Simplifica, localizado na Rua Japão, número 408, foi todo pensado para agilizar e simplificar o atendimento ao cidadão.

“Hoje, nós somos procurados por parceiros para colocar seus serviços no Simplifica. O cidadão não precisa mais ir a vinte lugares pra resolver um problema, quando consegue resolver em um único espaço”, destaca a secretária de Fazenda e Administração, Maria Angélica Faggiani.

“Diversas cidades já nos visitaram, conhecendo este modelo de trabalho. Estamos muito felizes com os resultados que estamos tendo neste espaço, que é um misto de facilidade, economia e oportunidade”, comemora o prefeito Jorge Krüger.

Hoje, trabalham no Simplifica 81 pessoas. Destes, 54 são estagiários. Desde o início, o Simplifica tem oportunizado aos jovens a chance do primeiro emprego, através do programa de estágio, inserindo-os no mercado de trabalho.

Prêmios e certificações

Em 2022 e 2023, o Simplifica Timbó recebeu a certificação ISO 9001, no quesito Atendimento ao Público. Esse título foi pioneiro no país para uma Prefeitura. A certificação ISO 9001 é a norma de gestão da qualidade (SGQ) reconhecida internacionalmente. Ela busca otimizar processos e melhorar a qualidade dos serviços prestados.

Em 2023, o Simplifica também se tornou signatário do Movimento ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável), através de suas práticas e 2024 manteve seu certificado ativo.

Atendimento

O Simplifica Timbó funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h (sem fechar para o almoço). O telefone do Simplifica Timbó é o (47) 3380-7900.

A comunidade timboense agora dispõe de um canal único para acessar os serviços públicos com mais comodidade, agilidade e economia. E a principal vantagem é que em um único espaço, amplo e moderno, é possível ter acesso a serviços públicos municipais, estaduais e federais. Dentre outros, no Simplifica Timbó é possível buscar atendimento e encaminhar solicitações: INSS, Demutran, Receita Federal, Receita Estadual, Sine, Junta Militar, Carteira de Trabalho, Citran, Carteira de Identidade, Samae, Celesc (autoatendimento), Obras, Agricultura, Planejamento, Corpo de Bombeiros Militar (CBM), Meio Ambiente, Tributário, Sala do Empreendedor, Unidade de Conciliação, Procon, além do auxílio nos atendimentos on-line de setores com Cartório Eleitoral, INSS, Sistema GOV.BR, Detran, Boletim de Ocorrências via Delegacia Virtual, entre outras.

Confira no site do Simplifica Timbó todos os serviços disponíveis: https://www.simplificatimbo.sc.gov.br/

Assessora: Raquel Piske/Ascom PMT

Fotos: Raquel Piske/Ascom PMT