Um dos momentos mais esperados e que garantem ainda mais cor e animação para a Feira do Livro de Timbó, é o Catarina Comix. Chegando em sua quinta edição, o evento busca valorizar os artistas locais e regionais que trarão ao evento HQs, mangás, quadrinhos alternativos, independentes, fanzines, artes ligadas à HQ e o Concurso de Cosplay.

O Catarina Comix começa no sábado, dia 13 de agosto, a partir das 9h e durante todo o dia. Os artistas Henri Schutze, Linilson dos Santos, Edson Santana, Thiago Souza, Anderson do Rosário, Julio Cézar Oss-Emer e Ana Flávia Marques estarão presentes no evento (saiba mais sobre cada um abaixo), participando de roda de conversa sobre quadrinhos ao longo do dia. Haverá venda, troca e eventuais sorteios de publicações autorais e artes originais, com expositores de Timbó, Navegantes e Blumenau.

“É muito gratificante ver a cultura e literatura retornando aos holofotes timboenses com tamanha proporção. Vamos estar presentes no evento com acessórios, camisetas, quadrinhos decorativos, canecas, mantos e demais artigos da linha geek”, diz Caylane Gonçalves da Luz, jovem empreendedora dona da Universe Geek, que será expositora na Feira.

A Feira do Livro de Timbó acontece entre os dias 10 e 14 de agosto, no Parque Central de Timbó, com muitos atrativos para os amantes de leitura. Acesse aqui a programação completa.

Conheça os artistas participantes:

Henri Schütze, de Timbó, eventualmente publica tiras, apesar de desenhar desde a infância e ter por rotina sempre fazer um traço, deixar algo registrado, nem que seja apenas um risco em seu caderno de “relíquias criativas”. O personagem das suas tiras é o Pinote, que tem quatro revistas editadas – duas de quadrinhos com histórias do universo infantil e duas com atividades para as crianças. “Tenho uma maneira diferente de fazer o meu cartoon pois conto com mais pessoas para chegar à arte final”.

Anderson do Rosário, de Joinville (SC), é professor de Artes no município de Navegantes (SC), onde reside desde 2006. Entusiasta de Quadrinhos, realizou a HQ Luz do Trilho, pela Lei Incentivo à de Cultura de Navegantes em 2008, disponível no ISSUU. Segundo ele, nunca desenhou como gostaria, mas segue obstinado.

Thiago Souza, quadrinista independente de Gaspar (SC), lançou de forma independente seu livro em quadrinhos “Os Ratos”, em 2019. Quadrinhos de humor e sátiras do cotidiano e de situações rotineiras, com personagens Ratos, muito parecidos com os humanos, no estilo dos Comix underground dos anos 70 americanos e dos anos 80 do Brasil. Desde então, vem participando de diversos eventos e feiras por Santa Catarina, São Paulo, Paraná e Rio Grande do Sul. Em 2020 lançou site para venda, junto ao volume dois, e em 2022 lança o volume três, que já vem sendo divulgado e vendido em vários lugares do Brasil.

Edson Santana é formado pela faculdade de Administração, Ciência, Educação e Letras, pós graduado em Arte, Música e Cultura na Educação Básica. Foi professor de arte na Casa da Cultura Dide Brandão, em Itajaí, e também atuou na Associação dos Artistas Plásticos de Itajaí, nos cursos de desenho artístico e pintura em tela. Possui habilidades em desenho realista com lápis grafite, com giz pastel seco e pintura em tela.

Linilson dos Santos é professor, pós-graduado em  Artes Visuais, faz encadernação artesanal e Teatro Lambe Lambe. É ilustrador de livros infantis, desenhista de histórias em quadrinhos e possui seus próprios personagens. Publica histórias dos “Dogs on the Door “, “Tangerinas Song´s” e Órbita e Galera”. Participa de eventos culturais e é editor do blog linhadamao.blogspot.com.br.

Julio Cézar Oss-Emer, de Timbó, é ilustrador digital. Não possui um estilo em específico, permitindo abordar diferentes temáticas em seus trabalhos. Atua como freelancer nas horas vagas e durante o dia é designer em uma agência de marketing.

Ana Flávia Marques é graduada em design gráfico pela Univali e descobriu afinidade por projetos de ilustração, editoriais e branding. Proativa e curiosa, Ana desenvolve projetos sob demanda freelance e tem como meta desbravar novas culturas e coletar referências visuais. Fala três idiomas fluentemente e busca relatar suas descobertas em forma de quadrinhos.

 

Concurso de Cosplay

Como parte do 5º Catarina Comix, estão abertas até o dia 08 de agosto, as inscrições para o Concurso de Cosplay, que acontece no dia 13 de agosto.

Qualquer pessoa pode participar de forma gratuita, se inscrevendo através de Formulário on-line. Acesse aqui.

O concurso está dividido em três categorias: infantil (1 a 10 anos), juvenil (11 a 17 anos), adulto (a partir de 18 anos). Podem participar cosplays de personagens fictícios: anime, mangá, super sentai, histórias em quadrinhos, filmes, seriados, games, originados de qualquer mídia desenhada, animada ou filmada, desde que seja conhecida pelo público. No momento da inscrição é preciso enviar uma imagem do personagem que será interpretado. Confira aqui o regulamento completo.

A escolha acontece a partir das 16h30. Os três primeiros colocados de cada categoria serão premiados com livros a sua escolha, nos estandes da Feira do Livro no mesmo dia do concurso. Saiba quem serão os jurados do Concurso:

Henri Schütze (júri artístico): É um dos idealizadores do Catarina Comix. Apaixonado pelos quadrinhos, foi o maior incentivador do projeto. Possui centenas de publicações de tiras e é um aficionado pelos desenhos desde a infância. Seu personagem é o Pinote que tem quatro revistas editadas, duas de quadrinhos com histórias e duas com atividades para crianças.

Renan Aguiar de Castro (júri técnico): É um embaixador da cultura japonesa no Brasil, título que veio junto com o de campeão Brasileiro de Cosplay em 2009.  Já representou o Brasil na final japonesa, conhecendo o cenário do cosplay mundial e mostrando a animação e bom humor brasileiro. Viajante e vencedor de campeonatos e concursos de cosplay, viveu toda sua vida inserido em jogos e animes. Palestrou em diversos Estados sobre suas aventuras no Japão e no universo cosplay.

Ana Flávia Marques (Júri artístico): Graduada em design gráfico pela Univali, descobriu afinidade por projetos de ilustração, editoriais e branding. Proativa e curiosa, Ana desenvolve projetos sob demanda freelance e tem como meta desbravar novas culturas e coletar referências visuais. Fala três idiomas fluentemente e busca relatar suas descobertas em forma de quadrinhos.

 

Assessora: Raquel Piske/Ascom PMT
Arte: Divulgação FCTT

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here