Entre os dias 14 e 18 de junho, o Parque Central foi o ponto de encontro dos amantes da literatura, na 17ª Feira do Livro de Timbó. Durante os cinco dias, cerca de 15 mil pessoas passaram pela Tenda e pelo Teatro Municipal.

O evento contou com uma programação para além da venda de livros, que atraiu um grande público. Foram espetáculos de teatro e contação de histórias, apresentações culturais de música e dança, show de humor, concurso de soletração, encontro de escritores, Sopa de Letrinhas, exposição e venda de quadrinhos, mangás, concurso de cosplay, Noite Bell, final do Timbó Game e muito mais.

“A leitura é uma poderosa ferramenta de transformação e desenvolvimento. Queremos incentivar cada vez mais o hábito da leitura no município. E com muita alegria, neste ano, podemos realizar pela primeira vez a programação de espetáculos e concursos no Centro Integrado de Cultura Ingo Germer”, disse o prefeito Jorge Krüger durante a abertura da Feira.

Entre quarta e sexta-feira, a tenda da Feira e o Teatro estavam movimentados durante todo o dia, com a vinda de alunos das unidades de ensino do município e região, prestigiando espetáculos de teatro e contações de história.

Livros Conectam

O tema da Feira deste ano foi Livros Conectam. “A leitura é uma das formas de conexão mais profundas e poderosas que existem, porque tem a capacidade de transformar quem lê. Além de informar e educar, a leitura ajuda a pensar. Nos livros, está a reflexão sobre tudo o que conhecemos do mundo. Os livros nos conectam a um mundo infinito de conhecimento, que nunca poderia ser acessado sem eles. Sem falar, claro, no prazer e no enriquecimento que os livros e seus conteúdos podem trazer para o leitor. Além de tudo, o livro é portátil, podemos levá-lo conosco para qualquer lugar. Hoje em dia, você pode levar uma biblioteca gigantesca na palma da mão: seu celular pode ser o maior centro de conhecimento que você pode ter”, explica a chefe de eventos, Inês Klaumann, sobre a temática

Noite Bell

A Noite Bell aconteceu na quarta-feira, dia 14 de junho, no Teatro Municipal e apresentou os vencedores do Concurso Literário e também a final do Concurso de Declamação de Poemas. Confira os resultados na matéria completa aqui.

5º Concurso de Soletração

Na tarde da sexta-feira, dia 16, o Teatro Municipal foi palco de mais uma edição do Concurso de Soletração. Foram 47 inscritos. Confira os vencedores de cada categoria:

Categoria 1 (4° e 5° ano do Ensino Fundamental) – Valbert de Oliveira Farias, da E.E.B. Prof. Júlio Scheidemantel

Categoria 2 (6° e 7° ano do Ensino Fundamental) – Guilherme Busarello, da E.E.F. Prof. Emir Ropelatto

Categoria 3 (8° e 9° ano do Ensino Fundamental)  – Thauany Dalpiaz, da E.M. Erwin Prade

Categoria 4 (Ensino Médio) – Kauã Schumann, do CEDUP

Show de Humor e Sopa de Letrinhas

A noite da sexta-feira também foi agitada na Feira do Livro. O show de humor da Déte Pexeira lotou o Teatro. E a Sopa de Letrinhas, que acontecia na Tenda, foi um sucesso, esquentando a noite fria. Além da música ao vivo com o Acústico Só Nós 2.

Catarina Comix e Concurso de Cosplay

Um dos momentos de maior movimento da Feira foi no sábado, dia 17, e o motivo para isso foi o 6º Catarina Comix, que atraiu um grande público interessado em HQs, mangás, quadrinhos alternativos, independentes, fanzines, desenhos orientais e artigos geek.

Entre as atrações estava o Concurso de Cosplay, que contou com mais de 25 inscritos. O Teatro Municipal estava lotado para acompanhar a escolha dos vencedores. Confira abaixo os resultados:

Categoria Infantil

1º Lugar – Gustavo Jose Debacher – Personagem: Mario – Série: Super Mario

2º Lugar   Arthur Oliveira – Personagem: Roronoa – Série: One Piece

3º Lugar – Lizeth Rodriguez Bazan – Personagem: Inosuke – Série:  Kimetsu no yaiba

Categoria Juvenil

1º Lugar – Yasmim Eduarda Nunes – Personagem: Noiva-Cadáver – Série/Filme – Noiva-Cadáver

2º Lugar – Lanna Isabelle Farias Rosa – Personagem: Ryuk – Série:  Death Note

3º Lugar – Julia Borchardt Demuth – Personagem: Puppet – Série: Five Night’s at Freddy

Categoria Adulto

1º Lugar – Paulo Victor Silva Ramos Nascimento – Personagem: Spiderman– Série: Spiderman

2º Lugar – Lucas Mateus Fagunda – Personagem: Xande – Série: spin-off da série Ordem Paranormal

3º Lugar – João Pedro Boer Faleiro – Personagem: Mr. Satan – Série: Dragon Ball Z

Timbó Game

A programação do domingo, dia 18, já começou às 9h, com as semifinais do 3º Timbó Game de CS:GO. O torneio iniciou dia 02 de maio, com 25 equipes inscritas de todo país, na busca dos R$ 4 mil de premiação.

Esta terceira fase, composta pelas semifinais e final, aconteceu no Teatro Municipal, com as quatro equipes classificadas. O jogo da final ocorreu no final da tarde. Confira quem foram os ganhadores:

1º lugar – Equipe Trem Bala, de Florianópolis.

2º lugar – Equipe Joga Bonito, de Florianópolis.

3º lugar – Equipe UFSC, de Florianópolis.

4º lugar – Equipe Banga Duas, de Blumenau.

Assessora: Raquel Piske/Ascom PMT

Fotos: R2 Imagens