Nesta terça-feira, dia 20 de junho, acontece a 13ª Conferência Municipal de Assistência Social, promovida pelo Conselho Municipal de Assistência Social e a Prefeitura de Timbó.

O evento, que acontece das 8h às 18h, no Teatro Municipal, tem como tema: “Reconstrução do SUAS – Sistema Único de Assistência Social: O SUAS que temos e o SUAS que queremos”. A conferência é aberta a toda a comunidade e será possível de inscrever na hora para participar.

“As Conferências Municipais são importantes para fortalecer a participação democrática das pessoas usuárias no futuro da política garantidora de direitos. É durante as conferências que debatemos sobre as ações do governo, definimos prioridades e sugerimos ações a serem executadas por meio da Política Municipal de Assistência Social”, explica a diretora de Assistência Social, Rúbia Tomasoni.

Ao longo do dia serão acordados cinco eixos, definidos pelo Conselho Nacional de Assistência Social, através da Resolução nº 90, de 21 de dezembro de 2022. Confira:

Eixo 1 – Financiamento: Financiamento e orçamento de natureza obrigatória, como instrumento para uma gestão de compromisso e responsabilidades dos entes federativos para garantia dos direitos socioassistenciais contemplando as especificidades regionais do país;

Eixo 2 – Controle Social: Qualificação e estruturação das instâncias de Controle Social com diretrizes democráticas e participativas;

Eixo 3 – Articulação entre os Segmentos: Como potencializar a participação social no SUAS?

Eixo 4 – Serviços, Programas e Projetos: Universalização do acesso e a integração das ofertas dos serviços e direitos no SUAS; e

Eixo 5 – Benefício e Transferência de Renda: A importância dos benefícios socioassistenciais e o direito a garantia de renda como proteção social na reconfiguração do SUAS.

Assessora: Raquel Piske/Ascom PMT