Na próxima quinta-feira, dia 14 de setembro, acontece a etapa final da segunda Ecogincana de Timbó. As provas finais serão realizadas durante toda a manhã na Escola Municipal Maurício Germer.

O principal objetivo através da Ecogincana é promover conhecimento referente à sustentabilidade (econômico, social e ambiental), além do cooperativismo entre a comunidade em geral. As provas estão relacionadas aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável.

Participam as Escolas Municipais Erwin Prade, Nestor Margarida, Padre Martinho Stein, São Roque, Tiroleses, Maurício Germer, além da Escola de Ensino Fundamental Clara Donner da Escola de Educação Básica Professor Juvenal Cardoso Zanella.

A atividade é promovida pela Prefeitura de Timbó através do Grupo Intersetorial de Educação Ambiental (GIEA), com apoio do SAMAE, Fundação de Municipal de Esportes (FME) e Secretaria Municipal de Educação (SEMED) e patrocínio da empresa Qualitplacas MDF e Acessórios.

A Ecogincana contou com diversas provas antecipadas, como o recolhimento de tampinhas, onde foram arrecadados 743 quilos em tampinhas, às quais foram encaminhadas para duas instituições para compra de ração para animais abandonados. Também teve formação sobre arborização, doação de sangue, apresentação sobre a presença dos ODS em Timbó, trabalho artístico, entre outros.

Premiação

A premiação da Ecogincana irá acontecer no período noturno, a partir das 19h, no Centro Integrado de Cultura Ingo Germer.

I Noite dos Documentários

Além da premiação, também acontecerá no CIC a apresentação dos documentários vencedores do I Concurso de Documentários de Timbó. Este concurso é voltado a estudantes do Ensino Médio, para que os mesmos sejam protagonistas e produtores e disseminadores de conhecimentos. Foram inscritos doze documentários, sendo estes produzidos por alunos das Escolas de Educação Básica Ruy Barbosa e Júlio Scheidemantel e o Centro de Educação Profissional (CEDUP) de Timbó.

São três categorias: Cultura e meio ambiente; aspectos físicos e geográficos; e desenvolvimento sustentável. Cada categoria haverá um vencedor, patrocinado pelo Frigorífico Gessner.

“Os estudantes realizaram a pesquisa, elaboraram roteiro, fizeram as gravações e edições. Cada equipe teve um professor que realizou mediações, porém o trabalho principal foi dos alunos”, explica a educadora ambiental, Carla Soraya Groni.

A principal proposta dos Ecodocumentários é de criar uma videoteca digital que contemple diferentes conhecimentos sobre Timbó e região, e dar voz e vez aos estudantes para que eles sejam protagonistas e se sintam empoderados também.

Os documentários foram encaminhados a jurados, que atribuíram de 1 a 5 estrelas para cada um dos quesitos avaliados. Eles puderam dar suas sugestões, que serão posteriormente encaminhadas às equipes. “Ficamos felizes com os documentários desenvolvidos, e que estes poderão ser utilizados na educação formal, não formal e informal”, revela Groni.

Assessora: Raquel Piske/Ascom PMT

Arte: Ascom PMT