As enxurradas que castigaram Timbó no feriado de Páscoa ainda estão causando transtornos para muitas famílias. Somente no sábado, segundo informações da Defesa Civil, foram registros picos que variaram entre 50 e 100 milímetros de chuva em pontos diferentes do município. Normalmente, essa é a média de chuva para um mês inteiro.

Para amenizar os problemas a Secretaria de Obras e Serviços Urbanos está com todo o seu efetivo na rua desde terça-feira. De acordo com o secretário da pasta, Darcizio Bona, os principais problemas registrados foram obstruções de bueiros, infiltrações, assoreamento de valas e córregos. “Além de atacarmos esses problemas também estamos melhorando as condições das estradas com patrolamento e macadamização, mas não conseguimos estar em todos os lugares ao mesmo tempo”, disse o secretário.

O Chefe da Defesa Civil, Fábio Melere, disse que levantamentos de dados in loco e com o apoio de organismos da Prefeitura estão sendo realizados em diversos bairros. O objetivo é identificar os danos causados no município bem como para planejar ações de prevenção. “Mesmo identificado os problemas, sabemos que na natureza somos apenas passageiros. O que aconteceu no fim de semana, principalmente no sábado, repetiu o que já havia ocorrido no dia 19 de março, uma segunda-feira à noite, quando uma grande concentração de chuva – cerca de 70 milímetros – caiu em pouco espaço de tempo”. Os principais problemas apontados pela Defesa Civil no fim de semana foram quedas de muros, desmoronamento de encostas e alagamentos.

 

Assessoria de Comunicação

Foto: Sócrates Prado

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here