Prefeitura já trabalha nas primeiras obras do Pavimenta Timbó

Com objetivo de pavimentar 100 ruas até o final da gestão, o governo municipal já anuncia as primeiras vias que serão atendidas pelo Programa Pavimenta Timbó. Três ruas no bairro Quintino Bocaiuva e também cinco trechos do acesso ao Morro Azul, na Mulde, dão início às obras. Anunciado há cerca de duas semanas, o Pavimenta Timbó é um plano da Prefeitura que busca melhorar a acessibilidade, segurança e qualidade de vida das famílias de Timbó, com a pavimentação de vias públicas no centro e nos bairros, de uma forma padronizada e planejada. Com uma atenção especial ao setor, o prefeito Jorge Krüger sublinha que a mobilidade urbana é um preceito fundamental da qualidade de vida das famílias, permitindo acesso ao emprego, saúde e outras necessidades diárias.
No Programa Pavimenta Timbó estão contempladas todas as formas de pavimentação, seja por mutirão, convênio, com recursos próprios e também as reperfilagens. Os trabalhos iniciam agora, mas, a partir do ano que vem, com peça orçamentária própria, os serviços serão agilizados.
Primeiras ruas
Três ruas pelo sistema mutirão e uma com recursos próprios são as primeiras obras contempladas. A rua Faxinal dos Guedes, no bairro Quintino, já está com o serviço de cancha iniciado. Outras duas vias, no mesmo bairro, estão em análise jurídica na Procuradoria do Município para posterior envio à Câmara de Vereadores que precisa analisar o projeto. São elas as ruas Água Doce e Itajaí (parte final). A quarta via que dá a largada para o programa é a subida do Morro Azul. Este acesso, utilizado intensamente por turistas, estudantes, pesquisadores ambientais, desportistas e outros visitantes, apresenta alguns trechos, principalmente em curvas, que necessitam de pavimentação para oferecer mais segurança aos usuários. Nestes locais o material utilizado será o concreto armado. Esta obra será feita com recursos próprios do Município.
Critérios
O Programa Pavimenta Timbó é uma iniciativa da Prefeitura. Ele é realizado em parceria entre as secretarias de Planejamento, Obras e Samae. Para a pavimentação por mutirão, os custos são rateados entre Município e morador. Para agilizar os serviços, a Prefeitura entra com os trabalhos de base da rua. Ou seja, a responsabilidade da Prefeitura é de construir o projeto de pavimentação da rua, aprová-lo na Câmara, executar as obras de infraestrutura de base necessárias, como drenagem e rede de água, preparar a cancha para receber a pavimentação e fiscalizar a obra.
Para o mutirão ter efeito conforme a lei, a adesão mínima exigida é de 60 por cento dos moradores. No entanto, além da maior adesão possível ao processo – quanto mais perto de 100 por cento de participação dos moradores da rua melhor – outros critérios importantes definem a prioridade na pavimentação: benefício à coletividade, necessidade de fluidez no trânsito, infraestrutura e legalização da rua. É também analisada a importância da rua no conjunto do sistema viário.