A noite da última segunda-feira, dia 13 de novembro, foi de mais uma grande conquista para Timbó. O município levou pelo terceiro ano consecutivo o prêmio Band Cidades Excelentes, na etapa Estadual, como a melhor cidade de Santa Catarina para se viver.

O título garante para Timbó a classificação para disputar a etapa nacional, que deve acontecer na primeira quinzena de dezembro, em Brasília. A Rede Bandeirantes e o Instituto Aquila são os responsáveis pelo prêmio. Concorreram todos os 295 municípios catarinenses.

Nos últimos dois anos (2021 e 2022), Timbó já conquistou o primeiro lugar nas etapas estadual e nacional. Este prêmio é considerado o Oscar da Gestão Pública no país.

O prefeito Jorge Krüger foi pessoalmente à Florianópolis participar da premiação, acompanhado do chefe de gabinete, Andrei Kayo Lamin, da secretária de Fazenda e Administração, Maria Angélica Faggiani, do secretrário de Planejamento, Trânsito, Meio Ambiente, Indústria Comércio e Serviços, Luiz Carlos Gama Alves Júnior, e do economista da Secretaria de Fazenda e Administração, Romero Espíndola e Silva.

Para conquistar os prêmios, os municípios passam anteriormente pela análise do IGMA – Índice de Gestão Municipal Aquila, ferramenta que avalia 67 indicadores divididos em seis pilares: Infraestrutura e Mobilidade Urbana, Desenvolvimento Socioeconômico e Ordem Pública, Saúde e Bem-Estar, Eficiência Fiscal e Transparência, Sustentabilidade e Educação.

Destes seis pilares, Timbó foi finalista em cinco deles. A Pérola do Vale foi o município mais premiado, levando três primeiros lugares em Educação, Saúde e Bem-Estar e Infraestrutura e Mobilidade Urbana. Também foi destaque em Governança, Eficiência Fiscal, Transparência, Desenvolvimento Econômico e Ordem pública.

“Temos muito ainda a fazer por Timbó, mas também temos muito orgulho de tudo que construímos até aqui. Tornar a Pérola do Vale exemplo para toda Santa Catarina e um lugar melhor para todos que a chamam de lar”, destacou o prefeito Jorge Krüger. Ele também agradeceu a dedicação dos servidores municipais e a união e trabalho coletivo de toda a comunidade timboense.

Assessora: Raquel Piske/Ascom PMT

Fotos: Andrei Kayo Lamin e Divulgação