Na manhã desta terça-feira, dia 17 de outubro, foi assinado o termo de cooperação para elaboração de projeto para Concessão do Saneamento Básico do Município. Participaram da assinatura o prefeito de Timbó, Jorge Krüger, o diretor-presidente do SAMAE Timbó, Waldir Girardi, e o Diretor de Mercado Civil e Parcerias da Fundação Ezute, Thomas Strasser.

A Fundação Ezute, através do Consórcio Intermunicipal do Médio Vale do Itajaí (CIMVI), irá realizar a elaboração do projeto, que não haverá custos para o município. A previsão é que leve 14 meses entre pesquisas, consultas públicas e finalização do projeto.

“Sabemos que esse é um assunto muito importante. E sempre estamos em busca pelo melhor tratamento de esgoto e na melhoria na distribuição de água. E para que isso possa ocorrer, sabendo dos volumosos recursos necessários para isso ocorrer, nós estamos buscando a concessão deste serviço”, explicou o prefeito. Krüger também exemplifica que caso estes serviços fossem custeados pelo SAMAE, como a nova Estação de Tratamento de Água (ETA) e a nova rede de esgotamento sanitário, levariam mais de 50 anos para serem totalmente implementados.

O Diretor de Mercado Civil e Parcerias da Fundação Ezute, Thomas Strasser, lembra que o projeto será desenvolvido em parceria com a equipe do SAMAE Timbó, que conhece as necessidades locais e será o ponto de partida para esses estudos. A população timboense também poderá contribuir, já que o projeto passará por consulta e audiência pública. “Queremos agradecer a oportunidade de mais este trabalho em conjunto com a Prefeitura”.

O Diretor-presidente do SAMAE Timbó, Waldir Girardi, destaca que a preocupação com a questão do esgoto no município já existe desde a criação da autarquia, há 21 anos.

“Em 2006 foi elaborado o primeiro projeto, que passou por atualizações em 2011. Agora, em 2023, nosso prefeito, Jorge Krüger, está propondo um novo projeto, com a intenção de fazer essa concessão através da iniciativa privada. Vejo que o tratamento do nosso esgoto é uma necessidade urgente e, frente a isso, não podemos admitir que nossa Pérola do Vale fique ofuscada por falta desse saneamento”, pontua Girardi.

PPP de sucesso

Vale destacar que a Fundação Ezute foi responsável pela elaboração do projeto da Parceria Público Privada da Iluminação Pública, em 2019, pioneira em Santa Catarina.

Através da PPP foi possível renovar 100% do parque energético com lâmpadas de LED, refletindo em economia para os cofres públicos, sustentabilidade e segurança para a população.

Assessora: Raquel Piske/Ascom PMT

Foto: Raquel Piske/Ascom PMT