Manuscrito sobre o Grupo de Estudos em Saúde Mental de Timbó irá compor livro

0
122

Um manuscrito produzido por servidores da saúde pública de Timbó irá compor o livro “Educação Permanente em Saúde de Santa Catarina”. Ao todo, cinco profissionais da Secretaria de Saúde e Assistência Social de Timbó participaram do projeto, com o título “Encontros de sexta-feira à tarde com a loucura: grupo de estudos do CAPS como vivências e manejo de saúde mental na Atenção Básica”.

O manuscrito foi submetido ao edital lançado pela Editora Rede Unida, em 2017, sobre experiências de Educação Permanente em Saúde (EPS) no Estado de Santa Catarina. O intuito do edital era selecionar publicações autorais, com resultados de pesquisas teóricas ou empíricas, relatos de experiências, ensaios e/ou projetos de intervenção na área da EPS no estado, que serão organizados no livro a ser publicado ainda este ano.

A produção Timboense relata a experiência do grupo de estudos em saúde mental, que desde 2010 acontece mensalmente, sempre na última sexta-feira de cada mês, no CAPS – Centro de Apoio Psicossocial. “A ideia do grupo surgiu entre os profissionais de saúde como um desejo de refletir sobre os processos de trabalho vivenciados diante de um cenário tão complexo como a condição crônica e severa de saúde mental”, explicou Fernanda Vicenzi Pavan, Articuladora de Educação Permanente e uma das autoras do manuscrito.

Profissionais de diversas áreas participam do grupo de estudos em saúde mental, como médicos, psicólogos, enfermeiros, fisioterapeutas, farmacêuticos, assistentes sociais, técnicos de enfermagem, agentes comunitários de saúde (ACS), e conselheiros tutelares, além de usuários do SUS e estudantes de diferentes cursos de graduação. “O grupo é uma estratégia relevante para a prática profissional, pois contribui para a construção de novos sentidos e significados a respeito de vivências e situações cotidianas do trabalho, o que pode gerar caminhos diferentes para transformação e atuação profissional”, completou Fernanda.

Assessoria de Comunicação

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here