12.036 doses de vacina contra a influenza são aplicadas em Timbó

0
544

Encerrou na manhã de hoje, dia 04 de junho, a vacinação contra a Influenza nas Unidades de Saúde da Família de Timbó (USF). Ao todo, 12.036 doses da vacina foram aplicadas na comunidade timboense, sendo 11.036 em pessoas pertencentes aos grupos de risco da Campanha Nacional, e outras 1.000 doses no restante da população, conforme orientações do Ministério da Saúde. De acordo com informações da Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde de Timbó, ainda resta um pequeno estoque de vacinas para imunização de gestantes e segundas doses em crianças, e estes devem procurar as USF para receber a dose.

A vacina contra a Influenza segue disponível na rede privada, nas clínicas Vacinas Pérola (3382-0761) e Pneumoclínica (3399-1166) – credenciadas pelo Governo de Santa Catarina. Porém, alguns cuidados básicos podem proteger a população contra a doença e evitar que o vírus se prolifere. Entre as principais recomendações estão: cobrir a boca e o nariz com um lenço descartável ou com o antebraço ao tossir e espirrar, lavar frequentemente as mãos com água e sabão ou utilizar álcool em gel, evitar espaços de grande aglomeração e o uso compartilhado de objetos pessoais, manter ambientes ventilados e evitar sair de casa enquanto estiver com os sintomas de gripe.

“Atitudes simples como estas podem fazer a diferença positivamente contra a Gripe, considerando que esta é uma infecção viral do sistema respiratório e pode ser transmitida de forma direta ou indireta”, explicou a coordenadora da Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde de Timbó, Grasiele Campregher.

Caso de Gripe A confirmado em Timbó

O Hospital e Maternidade Oase confirmou na tarde de ontem (03) o primeiro caso de Gripe A no município. A paciente encontra-se em tratamento na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI), e a direção do Hospital informou ainda que outros casos suspeitos de gripe A estão em atendimento. Confira, na íntegra, a Nota Oficial do Hospital e Maternidade Oase:

Caso de influenza A é confirmado no Hospital Oase

A direção do Hospital e Maternidade Oase informou na tarde de ontem, dia 3 de junho, que está tratando de paciente com quadro confirmado de influenza A. Paciente encontra-se em tratamento junto à UTI do Hospital. A direção destaca ainda que está com outros casos suspeitos de gripe A em atendimento.

Em razão dessa situação e pelo aumento considerável no número de atendimentos a direção do Hospital solicita que as pessoas só procuram o Pronto-Socorro do Hospital em caso de urgência ou emergência.

Solicita ainda para que a comunidade local e regional evite a realização de visitas à pacientes internados, para evitar transitar nos corredores do Hospital.

Os profissionais que atuam na Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) juntamente com o médico infectologista de Timbó, doutor José Amaral Elias, estão trabalhando na implantação de medidas de segurança para os colaboradores e pacientes. Os profissionais que atuam diretamente na área de risco já estão utilizando máscaras e está sendo disponibilizado álcool gel nos setores e material informativo com orientações de segurança.

A direção solicita que todos estejam atentos à Etiqueta da Tosse para seguir essas orientações que são importantes para a prevenção da gripe A. A visita estendida está suspensa no momento. Os horários de visitam foram reduzidos, sendo que nos quartos o horário de visita é das 15h às 16h e na UTI das 12h às 12h30min.

A direção e profissionais alertam para a população só procure o Pronto-Socorro do Hospital e Maternidade Oase em caso de URGÊNCIA E EMERGÊNCIA e que evite a realização de visitas aos pacientes internados. Assessoria do Hospital e Maternidade Oase.

Assessoria de Comunicação

Foto: Divulgação

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here