Vigilância Sanitária orienta população sobre a presença do caramujo africano

0
1280

A Vigilância Sanitária da Secretaria de Saúde de Timbó orienta a população sobre como proceder caso encontre o Achatina fulica, popularmente conhecido como Caramujo Gigante Africano. O caramujo tem formato cônico pontiagudo, mede de 10 a 15 cm de comprimento, possui tons de marrom claro e marrom escuro, e pode ser encontrado em hortas, quintais, jardins, terrenos baldios, entre outros.

O caramujo e seus ovos, ao serem encontrados, devem ser coletados/capturados manualmente, com o auxílio de luvas de borracha ou similar, e incinerados (queimados) em fornos que tenham esta finalidade ou em latões. Não jogue caracóis vivos diretamente no lixo doméstico ou em qualquer outro local, nem utilize sal de cozinha. Atente-se para a limpeza de quintais e terrenos baldios, evitando a presença de animais indesejados. Lave as mãos com água e sabão caso tenha contato acidental com o animal ou seus ovos.

Em caso de dúvidas, entre em contato com a Vigilância Sanitária de Timbó pelo telefone 47 3399-0220, ramal 6, ou presencialmente na Policlínica de Referência, Rua Aracaju, 60, Centro, Timbó.

Assessoria de Comunicação

 

 

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here