Domingo Timbó realiza sua festa alusiva ao Dia do Colono

Para marcar o dia 25 de julho, Dia do Colono, neste próximo domingo (29) acontece a Festo do Colono de Timbó, na sede da Associação de Moradores do Bairro São Roque. Na programação haverá a benção ecumênica, o almoço do colono e a tarde dançante. O evento é aberto a todo o público e está sendo organizado numa parceria entre a Prefeitura e o Departamento de Agricultura, junto com a EPAGRI. Ainda durante esta semana, dois eventos específicos ao colono serão promovidas: no dia 25, às 13h, na Câmara de Vereadores acontece o Seminário Raízes e Troca de Sementes e no dia 26 será realizada uma oficina na propriedade de Osmar Stolf, a partir das 13h, intitulada Um Dia de Campo na Piscicultura.

A Prefeitura de Timbó vem ao longo dos últimos anos desenvolvendo o setor primário do município numa parceria muito forte com quem realmente faz a diferença nessa área, o produtor rural. No que cabe ao poder público o Departamento de Agricultura, vinculado à Secretaria de Obras, Serviços Urbanos e Agrícola tem por competência prestar serviços através da patrulha mecanizada e promover o desenvolvimento das atividades agrícolas, pecuárias e de aquicultura no município.

O Departamento tem por função, ainda, promover a comercialização de produtos hortifrutigranjeiros e agroindustriais; prestar assistência técnica, com meios próprios ou através de convênios, para o desempenho agropecuário, além de promover vistorias nos estabelecimentos de cortes frios. Dá também uma atenção especial à Agricultura Familiar, promovendo ações de conscientizações, tais como: palestras, cursos, seminários, visitas técnicas e a tradicional Festa de Integração do Dia do Colono.

Atualmente o município de Timbó conta com 577 produtores rurais cadastros no sistema, que desempenham um importante papel na produção e comercialização de bovinos, suínos, ovinos, leite, milho, hortaliças, frutas, arroz, flores e peixes. A Prefeitura ainda auxilia os agricultores prestando serviços de distribuição de macadame, além do desconto no IPTU de propriedades rurais (desde que seja apresentada a DAP – Declaração de Aptidão ao Pronaf, documento que identifica o produtor familiar).

A Prefeitura de Timbó também coopera de forma direta com a produção local. Para isso ela realiza chamada pública para aquisição de gêneros alimentícios da agricultura familiar e do empreendedor familiar rural, destinados ao atendimento do PNAE – Programa Nacional de Alimentação Escolar. Para isso, esses produtores ou empreendedores rurais podem contar com auxílio da Sala do Empreendedor, que os orientam a providenciar toda documentação necessária para participar da concorrência pública.

Somente neste ano de 2018, 10 produtores foram contemplados com a possibilidade de fornecer para a Secretaria de Educação do município sua produção: banana branca, banana caturra, couve-flor, vagem, repolho, alface crespa verde, maçã, suco de maracujá integral, doce de fruta, leite, iogurte, peixe de água doce (filé de tilápia), cenoura, laranja, pepino japonês, brócolis ramoso.

Foto: Arquivo/PMT