O isolamento social tem se mostrado uma medida necessária para combater o Coronavírus. entretanto, há situações que se tornaram ainda mais graves devido à quarentena: os casos de violência doméstica.

Assim como o isolamento social oportuniza esses momentos de introspecção e aproximação do núcleo familiar, também pode potencializar problemas já existentes, ou fazer surgir novas tensões, comprometendo o desenvolvimento e proteção dos indivíduos, incluindo o aumento de riscos associados à violência.

O tempo aumentado de convívio pode trazer à tona questões que acabavam escondidas/sufocadas/mascaradas ou diluídas nos afazeres/atividades/compromissos cotidianos. Dentre os efeitos e consequências da pandemia, pode ocorrer o aumento no número de casos de violência doméstica. Muitas agressões e abusos acontecem dentro do ambiente familiar. Para o enfrentamento da violência, é importante que todos fiquem atentos e denunciem. A denúncia pode ser anônima.

Procure o CREAS

A Secretaria Municipal e Saúde e Assistência Social, através do Centro de Referência Especializada em Assistência (CREAS), de Timbó, é o serviço de apoio, orientação e acompanhamento à famílias e indivíduos em situação de ameaça ou violação de direitos, tais como negligência, violência física, abuso sexual, maus-tratos, especialmente ao público mais vulnerável (crianças e adolescentes, mulheres, idosos e pessoas com deficiência).

Mesmo com a situação da pandemia, o atendimento foi mantido e foram adotadas medidas diferenciadas para garantir a manutenção do apoio à vítima. O contato com a equipe do CREAS é através dos números 3380-7160 ou no WhatsApp 3380-7210.

Canais de denúncia

Disque Direitos Humanos – 100
Ligue 180 – Informações e denúncias de violência contra a mulher
Polícia Militar – 190
Conselho Tutelar – 3380-7180 ou 9 9179-3997
Pelo portal Ouvidoria Nacional dos Direitos Humanos (ONDH) https: //ouvidoria.mdh.gov.br/

Para a violência, não tem desculpa!

 

Assessora: Aline Brehmer

Arte: PMT

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here