Unidade Pré-Escolar Girassol participa de concurso de receitas nacional

0
171

Alunos da Unidade Pré-Escolar Girassol, do Bairro Vila Germer, estão participando do II Concurso Melhores Receitas da Alimentação Escolar, do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), com o projeto Alimentando-se com Saúde – Banana: fonte de vida e saúde, coordenado pela professora Sandra D. Schimitt. O concurso é realizado em comemoração ao aniversário de 62 anos do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). O resultado nacional está previsto para sair em setembro.

A receita apresentada pelas crianças, realizada com a biomassa da banana, é da servidora responsável pela alimentação, Doraci Cristofolini. É a segunda vez que a UPE Girassol participa. Na primeira participação foi desenvolvida uma receita que ficou entre as melhores do Estado. Segundo o secretário de Educação, Alfroh Postai, a conscientização da comunidade escolar sobre hábitos saudáveis vem de encontro com a política educacional do município, desenvolvido dentro da parte pedagógica. “Nesse projeto, vemos a oportunidade de incluir na dieta um alimento de baixo custo e rico em valor nutricional, inclusive com potencial para consumo no âmbito escolar”.

 

O Projeto

Alimentando-se com Saúde (Banana – fonte de vida e saúde) procura conscientizar a comunidade escolar sobre hábitos saudáveis e a oportunidade de incluir na dieta, um alimento de baixo custo, de elevado valor nutricional e rico em amido resistente, o que torna o fruto um produto de grande potencial para consumo no âmbito escolar.

O projeto visa possibilitar também a construção de estratégias sobre a importância de uma alimentação saudável e sustentável, identificando assim o que caracteriza essa alimentação, sua importância para a saúde, incentivando os bons hábitos alimentares.

 

Desenvolvimento

No primeiro momento, as crianças foram incentivadas a expressarem suas ideias e opiniões sobre a alimentação saudável. Após, partiram para a construção de ideias, formaram-se grupos para realização de um trabalho de pesquisa com recorte e colagem de alimentos saudáveis e não saudáveis, para a construção de cartazes coletivos.

Após verificar os conhecimentos prévios dos alunos acerca da temática (Banana, fonte de vida e alimentação saudável), partiu-se para o momento de construção do conhecimento. Foi realizada então uma roda de conversa, para falar da importância da alimentação saudável e dos benefícios para a saúde. Após a orientação sobre a alimentação saudável, cada criança montou seu prato de acordo com suas preferências.

As crianças aprenderam de forma lúdica como monta um prato com fontes de: Proteína animal (carne bovina ou suína, peixe, frango, ovo), proteína vegetal (feijão, ervilha, soja, grão de bico), Carboidratos (batata doce aipim) e vegetais e hortaliças. Os alunos também expressaram suas preferências alimentares e todas essas atividades foram desenvolvidas durante uma semana.

Em outra etapa do projeto, as crianças lavaram as bananas doadas, uma a uma, com água corrente e detergente neutro e participaram de todo o processo da biomassa. Além disso, elas tiveram uma oficina de culinária, ministrada por Doraci Cristofolini, para depois elaborarem e executarem sua própria receita.

Assessoria de Imprensa

 

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here