Foi a maior porcentagem registrada até agora, desde o lançamento da campanha para a construção da UTI adulto do Hospital e Maternidade Oase, em 2014.

Nesta quinta-feira (25) foram divulgados os números do IPTU 2019. Dos R$ 10,3 milhões lançados 53% – um pouco mais de R$ 5,4 milhões – foram pagos à vista. “Foi a maior porcentagem registrada até agora”, frisou a secretária de Fazenda e Administração da Prefeitura de Timbó, Maria Angelica Faggiani.

Ano passado, 47% dos contribuintes pagaram à vista e em 2017 foram 45%. “O país ainda está saindo de uma recessão econômica, o que certamente influenciou nos números passados”, pondera a secretária. Foi somente no primeiro ano da campanha, em 2014, que a porcentagem paga à vista se aproximou mais, com 52%.

Segundo o prefeito de Timbó, Jorge Kruger, este ano os contribuintes timboenses tiveram dois bons motivos para pagar o IPTU. “Dez por cento dos R$ 5,4 milhões arrecadados à vista, ou R$ 545 mil – que seria dado de desconto – serão divididos para finalizar as obras da UTI neonatal do Hospital e Maternidade Oase e para a continuidade das obras da sede própria da Rede Feminina de Combate ao Câncer de Timbó (RFECC)”.

A secretária de Fazenda, Maria Angelica, lembra que mais 10% do pagamento à vista do Alvará de Localização também serão repassados às duas entidades. “Estima-se que irá gerar uma receita de mais R$ 30 a R$ 60 mil para cada uma. “O dinheiro para o Hospital Oase e para a Rede Feminina será depositado numa conta vinculada da Caixa Econômica Federal, como ocorreu nos anos anteriores”, explicou.

O prefeito Jorge Kruger lembrou que a UTI adulto, construída com a ajuda da comunidade, já está salvando vidas. Ele disse ainda que a decisão de dividir o repasse para a RFECC se deu pela importância do trabalho que é desenvolvido na entidade, que também salva a vida de muitas mulheres. “Demos continuidade a campanha e a comunidade timboense entendeu. Somos muito gratos com todos que pagaram à vista, mas também com aquelas famílias que não puderam, por algum motivo”, disse o prefeito.

Ele salientou ainda que desde o início da campanha em 2014 até 2019 já foram arrecadados com os 10% do pagamento à vista do IPTU mais de R$ 3 milhões. “O contribuinte timboense sabe que os recursos dos impostos são bem aplicados pela Prefeitura. Temos o maior cuidado com o dinheiro público. Cada centavo é pensado onde será investido, sempre com o objetivo de beneficiar as famílias de todos os bairros da cidade”.

O prefeito também agradeceu o empenho dos servidores públicos municipais. “Temos excelentes servidores em todos as áreas, comprometidos com a coisa pública. Isso nos dá tranquilidade para buscar os recursos necessários para as diversas obras que estão em andamento e para outras importantes que irão iniciar”.

Foto: Waldemar Neto