Ponte de Dona Clara tem 75% de suas obras concluídas com lançamento de longarinas

A obra da Ponte de Dona Clara, que vai ligar os bairros Padre Marinho Stein e Dona Clara, em Timbó, já está com quase 75% dos trabalhos concluídos. Nesta semana a empreiteira responsável pela obra lançou horizontalmente as cinco vigas (longarinas) de concreto, que medem 40 metros e pesam cerda de 80 toneladas cada uma. Na semana quem vem, explica o secretário de Planejamento da Prefeitura, Moacyr Cristofolini Júnior, mais 10 vigas de 20 metros serão lançadas. “Todo esse trabalho é lento por causa de sua complexidade e periculosidade. A média é lançar uma viga por dia”.

A Ponte de Dona Clara faz parte da maior obra de infraestrutura já realizada na cidade, o Anel Viário do Araponguinhas. A ponte terá 85 metros de comprimento de uma cabeceira a outra, com investimentos na ordem de 5,3 milhões. Além da ponte, para este sistema viário estão previstos ainda a pavimentação asfáltica de 4,3 quilômetros da Rua Araponguinhas, já concluída, e mais quatro rotatórias. Esta obra será muito útil para a população de Timbó, porque irá desviar o trânsito pesado que vem do planalto norte catarinense e que ainda precisa passar pelo Centro.

Posterior ao lançamento das longarinas serão colocas as lajes estruturais, os corrimões e a iluminação especial. As obras da Ponte de Dona Clara têm previsão para terminar entre os meses de agosto e setembro deste ano, se nenhum contratempo ocorrer.

O prefeito Jorge Kruger disse que a obra, conforme acompanhamento dos engenheiros da prefeitura, segue o cronograma planejado. “Sabemos da importância dessa obra, por isso temos dispensado uma atenção especial com nossa equipe de engenheiros”.

Fotos: Daiane de Souza