Projeto Imóvel Legal é apresentado a técnicos

Cerca de 60 pessoas, entre engenheiros, arquitetos, corretores de imóvel e representantes de entidades de classe de Timbó participaram da apresentação oficial do Projeto Imóvel Legal na noite de ontem, 26, no Sindicato das Indústrias Metalúrgicas Mecânicas e de Material Elétrico de Timbó (Simmmet). Durante a apresentação o corpo técnico recebeu explicações sobre as principais funcionalidades da nova ferramenta online para aprovação simplificada de projetos, consulta de viabilidade, alvará de obra (construção e legalização), habite-se, alvará de demolição e certidão de averbação de construção.

“O Imóvel Legal surge para somar às ações de desburocratização do sistema público e permitir que se diminua cada vez mais a quantidade de papel acumulada nos processos administrativos, garantindo mais economia, transparência e sustentabilidade”, defendeu o prefeito de Timbó, Jorge Kruger.

A ferramenta foi desenvolvida pela empresa IPM Sistemas, em parceria com a Secretaria de Planejamento, Trânsito, Meio Ambiente, Indústria, Comércio e Serviços da Prefeitura de Timbó, dentro da realidade e rotina de processos do município. “A participação e colaboração dos técnicos a partir de agora será primordial, através de suas perspectivas sobre o fluxo dentro do projeto, afinal, eles irão lidar diretamente com a plataforma”, destacou Moacyr Cristofolini Jr, Secretário de Planejamento de Timbó.

Ao final da apresentação abriu-se o espaço para que os técnicos interessados fizessem um cadastro prévio para o projeto piloto, totalizando 12 cadastros que terão validação oficial. Após a conclusão dos projetos pilotos, o Imóvel Legal será homologado e uma nova apresentação deverá ser marcada. Neste período, o método de aprovação já existente continua em vigor e, até o momento, apenas os projetos pilotos, cadastrados no dia da apresentação, poderão ser aprovados neste programa.

“Nossa prioridade agora é acompanhar os projetos pilotos para que que todos sejam concluídos o mais breve possível e, em seguida, disponibilizarmos para toda a comunidade”, acrescentou o secretário.

Saiba como irá funcionar o projeto: Projeto Imóvel Legal

Foto: Daiane de Souza