A união de causas que defendem e priorizam o desenvolvimento sustentável, a nível Timbó e mundo, foi o grande destaque da I Noite de Documentários e a premiação da II Ecogincana de Timbó, que aconteceu na noite do dia 14 de setembro no Centro Integrado de Cultura (CIC), contando com a presença de autoridade (dentre elas o vice-prefeito, Guilherme Voigt Júnior), diretores, professores, estudantes, pais e comunidade em geral.

Ambas as ações foram uma iniciativa da Prefeitura Municipal de Timbó, através do Grupo Intersetorial de Educação Ambiental (GIEA), o SAMAE e a Secretaria Municipal de Educação (SEMED). Neste ano, as premiações às escolas foram patrocinadas pelas empresas Qualitplacas e Frigorífico Gessner.

Unidos pela sustentabilidade

A Presidente do GIEA Timbó, Carla Soraya Groni, explica que, em setembro de 2015, os países-membros das Nações Unidas aprovaram por unanimidade o documento “Transformando Nosso Mundo: A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável”, baseado em cinco eixos de atuação: Paz, Pessoas, Planeta, Prosperidade e Parcerias”.

“A agenda 2030 consiste na declaração dos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Quando falamos em sustentabilidade, falamos de um tripé: o ambiental, o social e o econômico. E foi nessa base que nossas ações, aqui em Timbó, foram pensadas”, afirma.

Premiação da II Ecogincana

Em seu segundo ano, a Ecogincana teve recorde de participações!

Uma das provas foi intitulada “Conhecendo através da Fotografia”, que trouxe como proposta enxergar e fotografar em Timbó os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) — sendo que todas as escolas apresentaram trabalhos lindos, de impacto e que geram reflexão sobre qual é e de que forma estamos desenvolvendo nosso papel no mundo.

Outro resultado que demonstra a força dessa união foi a coleta de tampinhas, que somou 743 quilos – os quais foram encaminhados a locais que acolhem animais abandonados ou que sofreram maus tratos.

A coleta de lacres também superou as expectativas, sendo que as oito escolas que participaram dos desafios arrecadaram uma quantidade suficiente para que, de fato, seja possível adquirir uma cadeira de rodas – a qual será entregue em breve (ainda não há definição de para qual entidade, mas essa divulgação será compartilhada de forma pública nas redes sociais oficiais da Prefeitura de Timbó, GIEA e SAMAE).

Houveram outras provas realizadas no decorrer do ano, que iam somando pontos. A grande prova final aconteceu na manhã do dia 14, nas dependências da Escola Municipal Mauricio Germer.

“Importante destacar que todas as escolas participantes atingiram 80% da pontuação máxima e, por isso, foram igualmente premiadas. Afinal, a intenção foi justamente gerar uma competição saudável e momento de integração entre os estudantes, diretores, professores, pais e demais envolvidos”, afirma o vice-presidente do GIEA Timbó, Rodrigo Catafesta Francisco.

As premiações para cada unidade foram no valor de R$ 500,00 — patrocinadas pela empresa Qualitplacas, de Timbó.

Confira, a seguir, as escolas participantes e suas respectivas pontuações finais:

Escola  Pontuação
EEF Clara Donner  8.230
EEB Prof. Juvenal Cardoso Zanella  8.820 (segundo lugar)
E. M. Erwin Prade  8.480
E. M. Maurício Germer  8.610
E.M. Nestor Margarida  8.340
E.M. São Roque  8.660
E.M. Tiroleses  8.130
E. M. Padre Martinho Stein 8.960 (primeiro lugar)

Apresentação dos Ecodocumentários

Uma noite especial só poderia encerrar com chave de ouro: e essa ficou por conta da apresentação dos I Concurso de Ecodocumentários, desenvolvidos por estudantes do Ensino Médio de Timbó.

“O objetivo da produção desses documentários foi criar uma videoteca digital, na qual constem diferentes conhecimentos históricos e científicos sobre Timbó, que possam ser utilizados na educação formal, informal e não formal”, explica Groni.

Ela destaca, ainda, que a educação para o Desenvolvimento Sustentável visa empoderar e motivar os alunos a se tornarem cidadãos ativos da sustentabilidade, capazes de pensamento crítico e capazes de participar da formação de um futuro sustentável.

Premiação

Neste primeiro ano, os documentários estavam subdivididos em três categorias (sendo que apenas um vídeo de cada categoria foi premiado, no valor de R$ 1.000,00, através do patrocínio da empresa Frigorífico Gessner):

• Aspectos físicos e geográficos;
  • Desenvolvimento sustentável;
  • Cultura e meio ambiente.

Os documentários premiados foram:

Na categoria “Aspectos Físicos e Geográficos”, o documentário vencedor foi: Jardim Botânico Timbó, produzido pelos alunos Kaique da Silva, Lara Assunção de Oliveira e Wagne Silva dos Santos, orientado pela professora Gabriele Caroline Fontanive, da EEB Ruy Barbosa;

Na categoria “Desenvolvimento Sustentável”, o documentário vencedor foi: Timbó: uma nova visão para a sustentabilidade, produzido pelos alunos Andrey Scoz Theilacker e Mariély Camily Cardoso da Silva, orientado pela professora Fabiana Machado Butzke, da EEB Prof. Júlio Scheidemantel

Na categoria “Cultura e Meio Ambiente”, o documentário: A História de um Poeta Timboense, produzido pelos alunos Guilherme Augusto Roedel e Kaique Renan Koetter, orientado pela professora Tuani Daiana Peters dos Santos da escola CEDUP.

Assessora: Aline Brehmer/SAMAE Timbó

Fotos: Raquel Piske/Ascom PMT