No dia 02 de agosto, Timbó irá sediar o XV Seminário Regional de Aleitamento Materno do Médio Vale do Itajaí. Acontece das 8h às 16h30, no Centro Integrado de Cultura Ingo Germer. O seminário é promovido pelo Comitê Regional de Aleitamento Materno do Médio Vale do Itajaí, formado por 14 municípios da região, em parceria com a Secretaria de Saúde de Timbó.

O evento é voltado para os profissionais da saúde. Por isso, todas as Unidades de Saúde do município não terão atendimento neste dia.

O tema do seminário neste ano é “Apoie a amamentação: faça a diferença para mães e pais que trabalham”. O objetivo é sensibilizar governos, sistemas de saúde e comunidades para exercerem seus papéis críticos no empoderamento das famílias e na criação de salas de apoio à amamentação nas diversas formas de ocupação pós-pandemia.

O evento é umas das atividades do Agosto Dourado, mês de conscientização sobre a importância do apoio às mães para que possam amamentar seus filhos de forma adequada. A amamentação é uma prática fundamental para o desenvolvimento saudável das crianças nos primeiros meses de vida. O leite materno é o alimento mais completo para os bebês, fornecendo todos os nutrientes necessários para o crescimento, além de conter anticorpos que fortalecem o sistema imunológico do recém-nascido.

Confira a programação do seminário:

8h – Recepção e Credenciamento – Café de Boas vindas

9h – Abertura

9h15 – Semana Mundial do aleitamento Materno 2023 – Apoie a amamentação: faça a diferença para mães e pais que trabalham. – Nutricionista Luize Amanda Salvador – SMS Timbó

9h30 – Mastite: atualizações e manejo –  Rosana Cristina dos Santos Fialho – Médica do Banco de Leite Humano de Blumenau

10h30 – Frênulo lingual e amamentação – Aspectos importantes – Clarissa Hoppe Fernandes – Odontopediatra do Banco de Leite Humano de Blumenau

11h – Legislação Protetora da Amamentação – Elizabeth Petters Guse Schmidt e Karin Franz – Advogadas do município de Apiúna

11h30 – Intervalo

13h30 – Apresentação cultural

13h45 – O Assédio e marketing abusivo relacionado a amamentação. Como Proteger Mães, Pais, bebês e famílias – Enfermeira Margot Friedmann Zetsche

14h15 – Os mecanismos que movem as engrenagens Trabalho e Amamentação – Professora Dra. Vanessa Martinhago Borges Fernandes  – Universidade Federal de Santa Catarina

15h – Programa Empresa Cidadã: – estratégia de apoio à amamentação – Relato de Experiência (Enfermeira Lidiane Campestrini Gaulke – SMS Timbó e Empresas convidadas: Rudolph Usinados (Timbó) e Rovitex (Luiz Alves)