Na tarde de ontem, dia 03 de julho, alunos da Escola Municipal Tiroleses realizaram uma simulação de evacuação do prédio. A ação de emergência faz parte do trabalho desenvolvido pela Defesa Civil de Timbó, em parceria com a 2ª Companhia de Bombeiros Militar, na Semana de Prevenção Contra Incêndios.

De acordo com o comandante da 2ª Cia. de Bombeiros Militar, Rodrigo Vanderlinde, a ação na escola também faz referência ao Dia do Bombeiro, comemorado na terça-feira, dia 02. “Além desta ação na escola estamos também alertando a comunidade com relação ao uso do gás doméstico, problemas na instalação elétrica e acendimento de velas ou outros materiais dentro de casa, grandes responsáveis por incêndios em residências”.

O coordenador da Defesa Civil de Timbó, Fábio Melere, disse que a ação na escola municipal superou as expectativas. “Todos os 260 ocupantes do prédio evacuaram o local em segurança em apenas dois minutos, cronometrados pela equipe dos Bombeiros de Timbó. Todos realizaram os procedimentos corretos para segurança própria e dos seus pares”, destacou.

Ainda segundo Melere, está ação de simulação de evacuação não vai se restringir somente ao prédio da Escola Municipal Tiroleses. Serão realizados mais simulados como este em todas as escolas do município e, posteriormente, expandidos para todos os prédios públicos. “O objetivo é treinar constantemente todos os usuários de instalações públicas, com simulados surpresas ao menos de uma a duas vezes por ano”.

Foto: Waldemar Neto