Cerimonial marca a abertura oficial do Maio Amarelo em Timbó

Na manhã desta terça-feira (09) aconteceu na Praça do Paço Municipal, no Centro, a cerimônia oficial de abertura da Campanha Maio Amarelo, em Timbó. As atividades alusivas ao mês já acontecem na cidade desde o dia 02 e vão até o dia 30. Estão programadas palestras nas escolas e blitz educativas. Para o secretário de Planejamento, Trânsito, Meio Ambiente, Indústria, Comércio e Serviços, Fabiano Martins Adriano, Timbó, hoje, já está muito diferente do que era há alguns anos na questão do trânsito.

De acordo com o secretário, entre as obras mais importantes para a melhora e a humanização do trânsito ele destacou o Binário Central, as mudanças no trânsito em diversas ruas, os mais de 10 quilômetros de ciclovias e a reurbanização das calçadas e da pista de rolamento na área central da cidade. “Também implantamos a Guarda Municipal de Trânsito, com nossos Agentes de Trânsito, que trouxe mais segurança em pontos estratégicos da cidade”, enfatizou.

O prefeito de Timbó, Jorge Kruger, destacou em seu discurso o descaso das autoridades que deixam de realizar obras importantes, quando aplicam mal os recursos. “Um exemplo deste descaso está bem próximo da gente, a BR 470, que já deveria estar pronta, mas que infelizmente, todos os anos, tira a vida de várias pessoas. Só quem perdeu alguém próximo, no trânsito, sabe do que eu estou falando”.

O prefeito Jorge Kruger também lembrou que foi no governo do ex-prefeito Laércio Schuster Júnior que Timbó começou a realizar as grandes obras no sistema viário da cidade. “Quando falamos de trânsito devemos lembrar que ele não se restringe somente aos veículos, mas também aos nossos ciclistas e pedestres. Todos devem andar de forma harmoniosa no trânsito”, frisou.

Jorge disse ainda que as leis de trânsito precisam sofrer mudanças, se tornarem mais duras. Lembrou que diariamente acontecem crimes no trânsito, mas as penas transmitem uma sensação de insegurança e impunidade. “Neste fim de semana, por exemplo, perdemos mais um jovem na rodovia BR 470, vítima de um motorista embriagado ao volante”.

Estiveram participando do cerimonial outras autoridades municipais como o Capitão Pablo David Henden, comandante da Polícia Rodoviária Estadual, o Tenente Cristofer Tiemann, comandante da 2ª Companhia de Polícia Militar, o Subtenente Padilha, no ato representando o Tenente Felipe da Silva Daminelli, comandante da 2ª Companhia do Corpo de Bombeiros Militar e o delegado de Polícia Civil, Dr. Renan Escandolara, além de secretários municipais. Alunos do 6º e 7º ano da Escola Municipal Tiroleses também apresentaram uma paródia intitulada “Amigos no Trânsito”.

Cronograma das atividades a serem ainda realizadas:

Dia 10: Palestra na Escola Municipal de São Roque, no Bairro São Roque e na Escola Estadual Júlio Scheidemantel, no Bairro Quintino;

Dia 11: Palestra na Escola Estadual Júlio Scheidemantel, no Bairro Quintino;

Dia 13: Blitz Educativa defronte à Thapyoka, no Centro;

Dia 15: Palestra (2) na Escola Estadual Professor Juvenal Cardoso Zanella, no Bairro das Capitais;

Dia 16: Blitz Educativa na Rua Nicarágua, Bairro das Nações e palestra na Escola Municipal Erwin Prade, no Bairro Pomeranos;

Dia 17: Palestra na Escola Municipal Padre Martinho Stein e palestra na Escola Municipal Maurício Germer, na Vila Germer;

Dia 18: Palestra na Escola Municipal Nestor Margarida, no Bairro Araponguinhas;

Dia 19: Blitz educativa na Rua Belém, Bairro das Capitais;

Dia 23: Blitz educativa na Rua Blumenau, Bairro dos Estados;

Dia 24: Blitz educativa na Rua Bolívia, Bairro no Bairro Imigrantes;

Dia 25: Palestra na Escola Municipal Tiroleses, no Bairro Tiroleses;

Dia 30: Palestra (2) na Escola Estadual Professor Emir Ropelato, no Bairro das Nações.