Prefeitura de Timbó participa de ações na AMMVI em prol dos animais

0
944

O Prefeito de Timbó, Jorge Kruger, vem ao longo dos últimos meses tomando parte de uma de suas metas no executivo, referente ao cuidado com os animais, principalmente os domésticos, cães e gatos. A ideia é trazer mais dignidade para eles. Uma das primeiras ações efetivadas foi a criação do Conselho Municipal dos Animais, que vai tratar no âmbito local a causa.

A segunda ação, em estudo, é a adesão num consórcio entre os 14 municípios pertencentes à AMMVI, para a elaboração de um software de cadastro e identificação de cães e gatos. O software ainda está sendo discutido, mas em julho, o seu projeto será apresentado aos prefeitos durante reunião da entidade.

De acordo com o prefeito Jorge Kruger, como proposta, a terceira ação em prol dos animais será um trabalho contínuo de educação na cidade, com foco na guarda responsável, através de campanhas oficiais, bem como nas escolas, ocupando-se de uma linguagem jovem e de fácil acesso. “Estamos convictos que o problema do abandono de animais e o mau trato só serão coibidos quando tivermos uma conscientização maior das pessoas, e para isso vamos explorar a educação”.

No município de Timbó o trabalho em prol dos animais ficará sob a responsabilidade da assistente social, Cristiane Elisabeth Longo, que também é coordenadora do SEAS – Serviço de Atendimento ao Servidor. Cristiane vem acompanhando todo o programa com os demais municípios da AMMVI. “A necessidade de implantar políticas públicas nessa área é uma unanimidade. Todos os municípios enfrentam problemas com maus tratos e abandono de animais, principalmente nos meses mais quentes e no inverno mais rigoroso”.

O Prefeito Jorge Kruger lembrou ainda que especialistas na área de animais, Ongs e pessoas engajadas com a causa participam de todo o processo. “Precisamos de pessoas que vistam a camisa, que realmente se importem com os animais. Estamos levantando essa bandeira junto com os demais prefeitos e esperamos a cooperação e compreensão da comunidade”, frisou o prefeito.

 

Organização do Consórcio

A equipe do CEPREAD – Centro de Prevenção e Recuperação de Animais Domésticos de Blumenau é quem está organizando os contatos com os municípios, convocados pela AMMVI.

O CEPREAD é um órgão municipal que está subordinado à Secretaria Municipal da Saúde. Foi criado em 2014 com a missão de estabelecer e executar políticas públicas de bem estar animal.

O órgão atende denúncias de maus tratos, realiza atendimento médico veterinário para animais errantes e realiza educação em saúde visando conscientização para guarda responsável de animais. Além disso, promove o controle populacional de cães e gatos. 

 

Assessoria de Comunicação

Foto: Gustavo Peyerl

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here